.

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Municípios brasileiros são selecionados para cooperação internacional


O Programa Europeu de Cooperação Urbana Internacional (IUC-LAC) divulgou resultado de seleção de cidades brasileiras que participarão de suas atividades. Dentre as mais de 140 inscrições em todo o país, foram selecionadas cinco cidades e um consórcio intermunicipal. Fazem parte da lista: Araripina (PE), Belo Horizonte (MG), Benedito Novo (SC), São Leopoldo (RS), Vitória (ES) e o Consórcio Grande ABC, em São Paulo.

Cada um dos seis selecionados do Brasil serão alocados em parcerias com seis cidades da Europa, formando pares. Cada par decidirá, em conjunto, formas de abordar um aspecto de desenvolvimento sustentável que seja do interesse de ambos com intuito de estabelecerem planos práticos para melhorarem o entorno local.

A primeira atividade será realizada em Bruxelas, na Bélgica, entre os dias 9 e 10 de novembro, onde haverá o lançamento oficial do programa. Com a presença de representantes de governos locais de todo o mundo, o evento também será uma oportunidade para trocar experiências, selar parcerias e divulgar ações locais ligadas ao desenvolvimento urbano sustentável.

Além do Brasil, o Programa IUC-LAC selecionou cidades na Argentina e está com edital aberto na Colômbia. A iniciativa irá abrir seleções ainda no Peru e no Chile. O intuito é estreitar o diálogo entre as cidades latino-americanas e europeias para que, juntas, possam estabelecer parcerias e avançar a pauta de sustentabilidade em nível local. 

Interessados em conhecer melhor as atividades do Programa podem entrar em contato com a Central de Apoio para atendimentos pelo e-mail: info@iuc-la.eu e pelo telefone (61) 2101-6608.

Outras informações no site do IUC-LAC

Fonte :CNM.