Teste Teste Teste

segunda-feira, 19 de março de 2018

Amupe abre inscrições para o 5º Congresso Pernambucano de Municípios

José Patriota (PSB), presidente da Amupe
José Patriota (PSB), presidente da AmupeFoto: Mandy Oliver/Folha de Pernambuco
Nos dias 5 e 6 de abril, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realiza o seu 5º Congresso Pernambucano de Municípios. Este ano, o tema principal do encontro será a discussão dos “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”. O evento vai contar com 21 oficinas, duas palestras magnas e o seminário “Transparência e Participação para a Democratização da Gestão Pública”, todos vinculados ao tema. A Amupe já abriu as inscrições para quem quiser participar do evento, que será realizado no Centro de Convenções, em Olinda.

Participam do 5º Congresso, o prefeito de Gramado (RS), João Alfredo Castilhos Bertoluci, para falar de Turismo; Henrique Villas, presidente da Comissão Nacional dos ODS (CNODS); Francisco Hebert, secretário de Educação de Sobral (CE), onde foi constatado o melhor IDEB do Brasil; Camila Almeida, da ONU Mulher, que debate sobre Gênero, o Desafio da Inclusão e o Empoderamento; Guilherme Larsen do PNUD, que discute com Jô Mazzarolo, diretora da Globo Recife, o potencial da comunicação na Implementação dos ODS, entre outros debates.

O Congresso ainda conta com discussões de interesse municipalista, como O Uso dos Recursos do Fundo Municipal da Assistência da Assistência Social; Gestão de Saúde e o Impacto do Novo Sistema de Transparência de Recursos; Gestão Sustentável da Água; Resíduos Sólidos e Saneamento.

O especialista Jacoby Fernandes, conferencista famoso no meio jurídico e que escreveu diversos livros sobre direito, licitações e contratos, fará a palestra magna “Licitações e Contratos (Lei 8.666/93) para uma gestão sustentável”, no dia 06, às 14h.

Também estarão presentes Gustavo Cesário, secretário executivo da Comissão Nacional de Municípios (CNM), e Antônio Carlos Vilaça, prefeito de Barcarena (PA). A Superintendente do Iphan/PE, o cantor e ator Silvério Pessoa, falam sobre Gestão da Cultura para o Desenvolvimento Sustentável, assim como o secretário Marcelino Granja. A programação ainda conta com outras participações.

Agenda 2030
A Agenda 2030 é um plano de ação que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os ODS e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos. Para alcançar estes objetivos o envolvimento dos municípios é de fundamental importância.

A Amupe encabeça a missão de levar as informações e ajudar os municípios a ajustar seus planos e projetos às metas dos ODS. “Todos os municípios já trabalham, de alguma maneira com essa agenda. Mas queremos alinhar ainda mais nossas ações trabalhando com indicadores e monitorando os resultados”, disse José Patriota, presidente da Amupe.
Fonte:Blog da Folha de PE.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...