Teste Teste Teste

quarta-feira, 30 de maio de 2018

"EJE, CMA e AGS promoveram palestra sobre Acessibilidade"

TRE-PE:
A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e a Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade (CMA), do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE), com apoio da Assistência de Gestão Socioambiental, promoveram a palestra: “Acessibilidade para todos”, com o intuito de sensibilizar e instrumentalizar os servidores membros da Justiça Eleitoral, do Poder Judiciário, assim como a sociedade em geral, de que a primeira deficiência está na sociedade e não na pessoa. 
A palestra foi ministrada pelo Dr. Marcos Weiss Bliacheris, que apresentou a matéria com muita sensibilidade e conhecimento, de uma maneira dinâmica explanou sobre o tema, esclarecendo dúvidas do público presente e dos internautas que acompanhavam a transmissão direta pelo YouTube.
A palestra versou sobre temas relativos aos direitos das pessoas com deficiência (de natureza física, mental, intelectual ou sensorial); barreiras e desafios enfrentados; legislação pátria vigente; inclusão social; cidadania; práticas inclusivas; Programa de acessibilidade da Justiça Eleitoral; conscientização do eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida quanto à importância do voto e a atualização de sua situação perante a Justiça Eleitoral e outros temas pertinentes.
O Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/PE, Dr. Bruno Moury Fernandes, convidado especial para mediar o evento, apresentou o palestrante e teceu considerações sobre o aspecto legal, bem como fez observações sobre situações e barreiras atitudinais vividas em sociedade.
Estiveram presentes ao evento a Diretora Geral do TRE/PE, Isabela Landim; o Secretário de Administração, Sérgio Costa Andrade; a Secretária Judiciária, Jane Leite; o Secretário da Escola Judiciária Eleitoral, Eduardo Japiassú; a Coordenadora da Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade, Liziane Maggi; a Assistente de Gestão Socioambiental, Sinara Batista; Valdirene Xavier de Lima, representante da APEC - Associação Pernambucana de Cegos e Adriana Freire representando a Comissão de Acessibilidade do TRT6ª Região.
 
Ao final do evento houve o lançamento do livro " ", da terapeuta ocupacional Renata Tarube. Além de sorteio de três cartilhas* sobre "Transtorno do Espectro do Autismo", realizado entre os participantes presentes.
Diante de tantas informações, ficou claro que "a inclusão é um trabalho de todos que começa desde a primeira pessoa que irá atender o público"Marcos Weiss Bliacheris.
 
*doadas pela ALEPE - Assembleia Legislativa de Pernambuco
 
Fonte TRE/PE.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...