Teste Teste Teste

sábado, 9 de junho de 2018

Municipalização do trânsito é aprovada em São Lourenço


Da Secretaria de Comunicação

Foto: Secom/SLM

A requalificação do trânsito e do sistema de transportes de São Lourenço da Mata está mais perto de se tornar realidade. A Câmara de Vereadores do município aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira 6, os projetos de lei nº 030/2018 e nº 031/2018, que tratam respectivamente da reestruturação da Guarda Municipal na cidade e da municipalização da gestão do trânsito. De autoria do Poder Executivo, os projetos aprovados seguem agora para sanção do prefeito Bruno Pereira, que deve acontecer em até 15 dias.

Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Meio Ambiente e Agricultura (Adesma), o coronel Sebastião Gondim destaca a importância da medida. “São Lourenço da Mata é o único município da Região Metropolitana do Recife que ainda não possui o trânsito municipalizado. E essa gestão do trânsito é de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida da população”, ressalta.

Gondim explica que a Lei de Municipalização do Trânsito prevê a criação do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte, vinculado à Secretaria de Administração, que ficará responsável não só pela gestão do tráfego de veículos como também do sistema de transporte. “Um dos primeiros passos será realizar um estudo de demanda para a reestruturação do sistema de transportes do município, contemplando ônibus, táxis, mototáxis e o sistema complementar. É importante ter como foco a economicidade do sistema para que ele tenha viabilidade econômica e financeira”, defende o presidente da Adesma, que há uma semana debateu os projetos com os vereadores.

Nas ruas, o ordenamento do tráfego ficará a cargo da Guarda Municipal, que terá parte de seu quadro especializado em trânsito. “A nova Guarda Civil de São Lourenço da Mata terá pessoal especializado em trânsito, segurança patrimonial e de espaços públicos. Para definir nosso modelo fizemos uma avaliação da experiência de cinco cidades com o mesmo perfil de São Lourenço, com a mesma população, mesmo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e realidade econômica”, detalhou o coronel Clênio Magalhães, vice-presidente da Adesma.

A estruturação do DMTT e da Guarda Municipal serão tocadas paralelamente. O concurso para a Guarda será realizado pela Secretaria de Administração, que está finalizando os trâmites para contratação de fundação especializada e com experiência na realização de processos seletivos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...