Teste Teste Teste

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Greve dos caminhoneiros faz produção industrial do Brasil cair 10,9% em maio

Caminhões
CaminhõesFoto: Antônio Cruz/ABr
A produção industrial do Brasil recuou 10,9% em maio de 2018em comparação a abril, quando havia subido 0,8%, de acordo com dados do IBGE divulgados nesta quarta-feira (4). A queda reflete os efeitos da paralisação dos caminhoneiros, que afetou processos de produção em todo o País. 

A queda foi menor que a previsão média de 14% estabelecida com base em 30 instituições financeiras e analistas consultados pelo jornal econômico Valor. Segundo o IBGE, esta é a redução mais acentuada desde dezembro de 2008, que registrou diminuição de 11,2% no setor produtivo nacional, quando a economia brasileira enfrentava os desdobramentos da crise econômica e financeira mundial. Na comparação com maio de 2017, o recuo foi de 6,6%. 

Leia também:
Caminhoneiros discutem tabela do frete mínimo no STF
Caminhoneiros fecham rodovias contra aumento dos combustíveis


A greve desarticulou o processo de produção em si, seja pelo abastecimento de matéria prima, seja pela questão da logística na distribuição. A entrada do mês de maio caracterizou uma redução importante no ritmo de produção”, explicou o coordenador da pesquisa André Macedo. O patamar de produção industrial retornou a um nível próximo ao de dezembro de 2003, ficando 23,8% abaixo do recorde alcançado em maio de 2011.
Fonte: Folha Pe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...