Teste Teste Teste

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Pesquisa completa: Ipespe mostra Paulo com vantagem de 10 pontos

Segunda pesquisa Ipespe/Folha de Pernambuco ao Governo de Pernambuco
Segunda pesquisa Ipespe/Folha de Pernambuco ao Governo de PernambucoFoto: Arte/Folha de Pernambuco
Liderando a segunda pesquisa de intenções de voto realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em parceria com a Folha de Pernambuco, o governador Paulo Câmara (PSB) abriu vantagem de 10 pontos percentuais sobre o segundo colocado, o senador Armando Monteiro Neto (PTB). Na corrida pelo Governo do Estado, o socialista aparece com 35% das menções, contra 25% do petebista. Em agosto, o socialista tinha 30% , contra 24% do petebista. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,45%.

O levantamento foi feito entre os dias 6 e 8 de setembro, ouvindo 800 entrevistados, a partir da metodologia face a face e contempla critérios de sexo, idade, instrução, renda e localidade. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números de protocolo BR-05453/2018 e PE-05575/2018.

A primeira parceria Ipespe/Folha ocorreu entre os dias 11 e 13 de agosto, servindo como base comparativa para o levantamento atual. Nesse sentido, o número de indecisos aumentou de 8% para 11%, enquanto o número de brancos e nulos caiu de 27% para 23%.

O candidato do Pros, o ex-deputado federal Maurício Rands oscilou negativamente dentro da margem de erro e aparece com 2%. O ex-prefeito de Petrolina, Julio Lossio (Rede), também variou negativamente, surgindo com 2% das intenções de voto no quadro mais recente. A candidata do Psol, Dani Portela, registrou apenas 1%, dois pontos a menos do que no primeiro momento. Simone Fontana (PSTU) perdeu um ponto, ficando com 1% das citações. Já Ana Patrícia Alves (PCO), que não apareceu na primeira escuta, obteve 1% das menções.

O governador Paulo Câmara tem o seu melhor desempenho na faixa etária de 16 a 24 anos, onde registra 40%. O socialista tem uma performance semelhante no eleitorado com renda de até dois salários mínimos, com 38%. O senador Armando Monteiro, por sua vez, chega a 33% nos eleitores com curso superior - sua melhor pontuação. No segmento masculino, o petebista tem 31%, a sua segunda melhor posição. Na faixa de renda entre 2 e 5 salários mínimos, Paulo e Armando registram, cada um, 30% das intenções de voto.

Os demais candidatos dificilmente passam de 2% das intenções de voto nos mais variados segmentos captados pela pesquisa. Maurício Rands chega a 7% no eleitorado com curso superior, faixa onde a candidata do Psol, Dani Portela, atinge 4%. Julio Lossio também alcança 4% no eleitorado com renda entre 2 e 5 salários mínimos. O maior índice de brancos e nulos está presente entre os moradores da periferia, com 34%. A maior concentração de indecisos, 19%, está no eleitorado idoso - com 60 anos ou mais.

Na escuta espontânea, o governador Paulo Câmara também cresceu 10 pontos, saindo de 13% para 23%, firmando-se na liderança. O senador Armando Monteiro Neto cresceu de 7% para 13%. Julio Lossio foi a 2% das menções, já Maurício Rands e Dani Portela tiveram 1%, cada. O número de indecisos ficou em 39%, sendo três pontos percentuais a menos do que o levantamento anterior. O número de brancos e nulos ficou em 21%.
Fonte: Folha Pe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...