Teste Teste Teste

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Proupe terá 1.340 vagas neste ano

O requisito é que tenham nota do Exame Nacional do Ensino Médio maior ou igual a 350
O requisito é que tenham nota do Exame Nacional do Ensino Médio maior ou igual a 350Foto: Enem / Divulgação
O Governo de Pernambuco lançou o edital relativo ao Processo Seletivo para o Programa Universidade Para Todos em Pernambuco(Proupe), que concederá 1.340 bolsas de estudo para alunos do Ensino Superior das autarquias municipais. O requisito é que tenham nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) maior ou igual a 350. As inscrições podem ser feitas do dia 22 deste mês a 5 de novembro, pelo site da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação: proupe.secti.pe.gov.br. As bolsas variam entre R$ 135 e R$ 245.

De acordo com o gestor do Proupe, César Andrade, 60% das bolsas serão destinadas a cursos das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e computação (STEM+), e 40% para os demais cursos. “Esse programa é uma ação do Governo do Estado para permitir que o estudante do interior tenha a possibilidade de fazer um curso de graduação e, dessa forma, além de aprimorar seu conhecimento, possa permanecer próximo da sua família”, comenta Andrade. “Com isso, você começa a formar pessoas capacitadas no Interior do Estado, gerando incremento da mobilização econômica, geração de novos negócios e de emprego, e crescimento desses municípios”, diz.

Leia também:
IFPE lança edital com 4.538 vagas para o vestibular 2019.1
IFPE Paulista abre seleção para curso pré-vestibular gratuito


São 13 autarquias, instituições de ensino superior, distribuídas nas oito microrregiões de Pernambuco. “Desde Goiana até Petrolina, de norte a sul, inclusive nas divisas do Estado com Piauí, Alagoas e Bahia”, revela Antônio Habib, presidente das autarquias municipais. Na sua avaliação, a participação do Governo Estadual é imprescindível no processo de formação dos alunos. “O projeto é importante porque mantém o estudante do interior no interior, dando a oportunidade do estudante atender à faculdade e concluir seu curso.”

Proupe foi um programa criado em 2011 e reformulado no ano passado. “Na lei inicial, a 14.430/2011, já tinha uma previsão de que após cinco anos ele sofreria uma requalificação”, informa Andrade. “Foi um trabalho em conjunto entre autarquias, estudantes e sociedade para elaborar uma nova legislação que permitisse uma melhor eficiência e incremento na qualidade do ensino no interior do Estado de Pernambuco.” É o segundo edital lançado neste ano, e Andrade já sinaliza para o próximo. “Temos a previsão de realizar mais um edital no início do próximo ano.”

SenacA Faculdade Senac está com inscrições abertas para o vestibular agendado para quatro cursos. As inscrições são pelo www.faculdadesenacpe.edu.br.
Fonte: Folha Pe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...