Teste Teste Teste

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

TRE, junto ao CVV, incentiva voluntariado


Aconteceu no último sábado, no Auditório Augusto Duque, na Antiga Sede do TRE-PE, um Curso de Reciclagem para Voluntários do CVV dos Postos de Recife e Caruaru.

O curso teve início com uma dinâmica reflexiva sobre o papel e a participação de cada voluntário na Instituição. Em seguida, tratou-se das questões relativas ao funcionamento da central 188, as ocorrências mais frequentes e as estatísticas desse serviço.

A disponibilidade foi a questão que norteou o primeiro trabalho em grupo, que trouxe reflexões e considerações acerca da importância de estar disponível para alguém em momentos de sofrimento. No restante do dia foram feitos treinamentos práticos voltados a um melhor atendimento em algumas temáticas que poderiam chegar ou que já foram vivenciadas nos atendimentos feitos pelo CVV.

O Curso contou com o apoio da servidora Sinara Batista, Presidente da Comissão TRE Solidário, que avalia: “foi um dia bastante rico e enriquecedor. Somente vivenciando um momento como esse é que podemos dimensionar um pouco a importância do CVV para nosso país. É um serviço dos mais nobres e que merece de todos nós muito respeito e colaboração.” E complementa: “No próximo ano teremos novidades, com uma parceria entre o CVV e o TRE, por meio da CAS, com apoio da Comissão TRE Solidário”.

O CVV presta assistência na prevenção ao suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24h todos os dias. pelos telefones 188 (24h e sem custo de ligação), pessoalmente (nos 93 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail. Nestes canais, são realizados mais de 2 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 2.400 voluntários, localizados em 19 estados mais o Distrito Federal.

Pelos números de atendimentos dá para perceber que não é fácil levar adiante tão desafiadora missão. Para realizar o serviço de apoio emocional, o CVV conta com o trabalho de voluntários; com o apoio de agências e especialistas na área de comunicação e doações, dos próprios voluntários, da sociedade e de empresas. Se você deseja contribuir financeiramente, acesse aqui e escolha a maneira que mais se adequa a você. Para se tornar voluntário, é necessário ter mais de 18 anos e participar de um curso preparatório gratuito para novos voluntários.

O CVV – Centro de Valorização da Vida é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica fundada há 56 anos, e que desde 1973 foi reconhecida como de Utilidade Pública Federal. A instituição é associada ao Befrienders Worldwide, que congrega entidades congêneres de todo o mundo, e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio, do Ministério da Saúde.

Além dos atendimentos, o CVV desenvolve, em todo o país, outras atividades relacionadas a apoio emocional, com ações abertas à comunidade que estimulam o autoconhecimento e melhor convivência em grupo e consigo mesmo. A instituição também mantém o Hospital Francisca Julia que atende pessoas com transtornos mentais e dependência química em São José dos Campos-SP.

Fonte :TRE-PE.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...