Teste Teste Teste

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Oposição precisará se reiventar em Pernambuco


As eleições do ano passado configuraram a sexta vitória do PSB em eleições majoritárias desde a chegada de Eduardo Campos ao Palácio do Campo das Princesas. De todas as vitórias, a de Paulo Câmara foi a mais apertada, porém diferentemente da segunda vitória de Geraldo Julio no Recife e da primeira de Eduardo Campos, que foram no segundo turno, Paulo acabou liquidando a fatura no primeiro turno e levou consigo seus dois senadores. A abertura das urnas trouxe uma realidade dura para a oposição, mas o plano nacional, com a vitória de Jair Bolsonaro, e o próprio exemplo do presidente, deram o caminho a ser adotado pela oposição não só para a disputa pela prefeitura do Recife no ano que vem como para as eleições estaduais de 2022.

Jair Bolsonaro foi muito autêntico na sua saga contra o PT, desde a vitória de Dilma Rousseff em 2014 que o atual presidente não descansou um minuto sequer, foi combativo, bastante crítico e não baixou a guarda. Soube enxergar o vácuo de lideranças políticas e se apresentou como novo mesmo sendo um político tradicional através das redes sociais. A hegemonia petista que durou quatro eleições presidenciais foi encerrada por um homem que tinha apenas 8 segundos de guia eleitoral.

Portanto, antes de pensar em 2020 e 2022, a oposição precisará trabalhar ano após ano, utilizando as ferramentas das redes sociais para apontar os erros do PSB tanto na capital quanto no estado. Antes de se trabalhar nomes para a disputa pela prefeitura do Recife, que é a eleição mais próxima do horizonte, é preciso realizar uma ação integrada entre vereadores e deputados estaduais e federais de oposição para apontar os erros do PSB e fragilizar suas gestões. O que favorecerá a oposição é ter o governo federal ao seu lado depois de muitos anos de petismo exacerbado, e isso significa muita coisa, uma vez que se fizer o feijão com arroz, Jair Bolsonaro será um importante eleitor em 2020, pois diferentemente das gestões do PSB que já duram doze anos no estado e seis anos no Recife, Bolsonaro ainda não tem a chamada fadiga de material.

Está latente a necessidade de a oposição considerar nomes que nunca disputaram eleições majoritárias como Silvio Costa Filho e André Ferreira, por exemplo, e também contar com a candidatura de alguém que tenha forte identificação com o presidente Bolsonaro. A estratégia é simples: forçar um segundo turno contra o candidato que terá a benção de Geraldo Julio e Paulo Câmara. Diferentemente de 2016 quando João Paulo chegou ao segundo turno e perdeu pelo desgaste do PT que estava no auge, um segundo turno em 2020 entre o nome do PSB e um nome alinhado com Bolsonaro poderá ser letal para a hegemonia socialista na capital.

Fabíola Cabral – Uma das dez mulheres eleitas para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, a deputada estadual Fabíola Cabral, assumirá o mandato no dia 1 de fevereiro com a incumbência de representar as mulheres na Casa Joaquim Nabuco. A deputada deverá realizar uma série de ações para fomentar políticas públicas voltadas para o segmento feminino.

Força – O prefeito de São Lourenço da Mata, Bruno Pereira, deu uma grande demonstração de força ao garantir 4.156 votos a Zeca Cavalcanti para deputado federal e 4.187 votos a Guilherme Uchoa Junior para deputado estadual. Ambos ficaram entre os mais votados do município, o que mostrou a sua competitividade eleitoral para 2020 quando tentará a reeleição.

Agenda – O vice-presidente General Mourão receberá no próximo dia 23 em Brasília o deputado estadual eleito Marco Aurélio e o presidente estadual do PRTB, Edinázio Silva. Mourão na ocasião estará no exercício da presidência da República e tratará com os dois correligionários os detalhes finais da sua vinda ao estado para receber o título de cidadão recifense.

Visita – A vinda do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, a Pernambuco ocorrerá no empresarial JCPM a partir das 10 horas da manhã, onde ele se reunirá com a bancada pernambucana na Câmara Federal. Na ocasião, ele também será recebido pelo governador Paulo Câmara no Palácio do Campo das Princesas.

RÁPIDAS

Embarque – O governador Paulo Câmara acompanha, nesta quinta-feira, o embarque da primeira turma de intercambistas do Programa Ganhe o Mundo neste ano de 2019. O grupo é formado por 37 estudantes da Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata e Agreste do Estado que seguem para os Estados Unidos, onde estudarão por um semestre letivo.

Reunião – O governador Paulo Câmara recebeu ontem no Palácio do Campo das Princesas os três senadores pernambucanos, Fernando Bezerra Coelho, Humberto Costa e Jarbas Vasconcelos. Eles discutiram os projetos de interesse do estado e afinaram os ponteiros para a atuação no Senado Federalmem em defesa de Pernambuco.

Inocente quer saber – Jarbas Vasconcelos e Fernando Bezerra Coelho estão próximos de fumar o cachimbo da paz?

Fonte : Blog Edmar Lyra.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...