Teste Teste Teste

quinta-feira, 21 de março de 2019

Wolney:“Conjuntura pode desaconselhar candidatura”

Renata Bezerra de MeloFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Ainda em setembro de 2015, quando a, então, vereadora Isabella de Roldão tomou posse como presidente do PDT do Recife, o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, lançou um desafio a ela: "Isabella, eu quero te desafiar. Eu quero ver você candidata a prefeita aqui em Recife, levantando sua voz, dizendo a que veio, dizendo o que é. Eu quero ver você estudando a cidade e cada problema que ela tem". Naquele momento, já existia uma definição da Executiva Nacional recomendando candidaturas em capitais. Essa mesma diretriz foi realçada, com vistas a 2020, na convenção nacional do PDT que ocorreu esta semana, em Brasília. À coluna, anteontem, Lupi registrara: "Tiramos um indicativo. O nome dele está com certeza (entre os indicativos)". Referia-se à possibilidade de Túlio Gadêlha ser candidato a prefeito do Recife, onde, hoje, Isabella comanda a Secretaria de Habitação na gestão Geraldo Julio. E o presidente da sigla na Capital é Fábio Fiorenzano, diretor geral do Prorural no Governo do Estado. Sobre essa aliança do PDT com o PSB, Lupi dera a seguinte opinião: "Ser aliado não significa dizer que é obrigado a apoiar". Presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz, à coluna, faz a seguinte avaliação das projeções feitas por Lupi e que envolvem Túlio: “O PDT tem essa diretriz, que não é nova: viabilizar candidaturas majoritárias nas cidades com mais de 200 mil eleitores. Ocorre que, na maioria das vezes, a conjuntura política desaconselha essas candidaturas. Enfim, é um assunto para o segundo semestre de 2020.” A conferir.

Um bypass na lei
Os deputados federais estão chamando de "bypass" na lei o movimento em curso de criar uma nova regra para possibilitar o que eles vêm chamando de "federação". A matéria teria que ser aprovada até setembro. A ideia é compensar o fim das coligações proporcionais.

Acessórios > A federação seria em caráter permanente e não poderia ser dissolvida. "Na verdade, é para driblar a lei e manter o critério de renovação", comenta uma fonte em reserva, ao ser questionado sobre o tema. Isso teria que ser aprovado até setembro para valer para 2020.

Constituinte 1 > Ao discursar, ontem, sobre o seu retorno à Assembleia Legislativa, o deputado Manoel Ferreira lembrou que é o único na Casa a ter elaborado a Constituição estadual.

Constituinte 2 > A constituição completa, este ano, 30 anos da sua promulgação. Manoel Ferreira realçou que a Carta garantiu cidadania aos pernambucanos.

Linha de frente > Herdeiro de Manoel, André Ferreira assume a liderança do PSC na Câmara Federal. No Recife, os Ferreira tem planos de lançar André na corrida pela Prefeitura do Recife

Vitrine > Uma das motivações do grupo é investir no tempo de propaganda de TV para propagar resultados da administração de Anderson Ferreira em Jaboatão dos Guararapes. Jaboatão não tem guia eleitoral na TV e Anderson tem planos majoirtários para 2022.

Alinhando > Ontem, André teve reunião com o presidente nacional do PSC, Pastor Everaldo.

Título para... > Cearense, o procurador Geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, vai receber título de cidadão de Pernambuco. A proposta é do deputado Lucas Ramos, do PSB.

...Dirceu > Dirceu implantou no MPPE o projeto "democracia plena", que permite que os promotores ocupem todos os cargos da instituição, antes privativos de procuradores mais antigos.


Fonte : Folha de PE.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...