.

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Prefeitura do Carpina realiza mais uma edição da “Noite da Saúde do Homem”


Mais de 1700 atendimentos foram realizados na “Noite da Saúde do Homem”, realizada nesta quarta-feira (13). O evento aconteceu das 19 às 22h, na Praça Joaquim Nabuco, no centro da cidade, fazendo parte das ações da campanha nacional de combate ao câncer de próstata “Novembro Azul”.
Diversos serviços gratuitos foram ofertados a população masculina como aferição de pressão, medição de glicose; rastreamento de câncer de próstata via ultrassonografia, PSA e toque; vacinação, avaliação bucal, exames rápidos para diagnósticos de doenças sexualmente transmissíveis, rastreamento de câncer de boca, emissão de cartões do sus, atividades fisioterápicas, psicólogo, psiquiatra, palestras e outras ações.
“A cada ano o público que vem participar da Noite da Saúde do Homem tem aumentado, isso mostra que o trabalho de conscientização que é realizado nas UBS, postos de saúde e em outros pontos de apoio está surtindo efeito. Cada vez mais homens estão buscando cuidar da saúde e se prevenir contra o câncer”, disse a Secretária de Saúde de Carpina, Jacilene Silva.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em relação ao número de mortes fica atrás apenas do câncer de pulmão. A incidência desse tipo de câncer é rara em homens com menos de 45 anos e mais comum para quem ultrapassou os 50 anos, sendo fator de alto risco ter histórico do tumor na família, elevando a necessidade de realizar os exames periodicamente.

Fonte: Blog do Elielson Lima.