Teste Teste Teste

segunda-feira, 30 de março de 2020

Escolher o partido errado pode custar muito caro para quem sonha em se manter ou chegar no poder


Faltando apenas 6 dias para findar o prazo limite de filiação e mudança de domicílio eleitoral para aqueles que pretendem disputar as eleições municipais deste ano, cresce a expectativa quanto ao destino partidário de muitas lideranças a cargos majoritários, e, sobretudo, sobre aqueles que pretendem encarar a concorrência pelo legislativo. Para a disputa proporcional, em especial, este período é decisivo na hora da escolha do partido que oferece as melhores condições de disputa. Não por acaso tem ocorrido grandes movimentações por parte de vereadores e pré-candidatos neste sentido.
Em Jaboatão dos Guararapes, por exemplo, parte dos 17 vereadores que recentemente haviam anunciado o ingresso no PL, sigla do prefeito Anderson Ferreira, já avaliam migrar de partido na busca por melhores condições de eleição. Movimentações como esta, porém, não são tão fáceis de serem realizadas, principalmente por parte de políticos que exercem mandato. Um fenômeno bem comum que tem aparecido com frequência nos municípios é a formação de chapas proporcionais que vetam vereadores, fazendo com que políticos de mandatos sejam levados a brigar entre si pela reeleição. No Recife algo semelhante acontece no PSB, onde ao menos 15 já estão filiados ao partido, e em Caruaru, quando 16 vereadores se filiaram à sigla da prefeita Raquel Lyra.
É tempo de lápis, borracha, papel e calculadora na mão para fazer as contas e ver o melhor caminho a ser percorrido, caso contrário, a escolha errada do partido pode custar muito caro.
PREJUÍZO – Com os cartórios eleitorais fechados por conta do coronavírus, aqueles que deixaram a mudança do domicílio eleitoral para o final correm sério risco de não conseguirem realizar a alteração. Já para filiações não houve prejuízo algum, uma vez que esse tipo de procedimento é realizado online.
ESTRAGO – O prefeito de Orobó, Cleber Chaparral (PSD, imagem) sofreu uma grande baixa na sua base com a debandada de 5 vereadores para a oposição liderada por Dui do Bujão (PSB), que agora conta com 7. Informações chegadas ao Blog dão conta de que a sangria não vai parar por aí. Outros 2 vereadores também avaliam tomar o mesmo caminho. Empenhado em eleger a esposa Juliana no município de Casinhas, Chaparral acabou esquecendo de casa e dormiu no ponto.
CATENDE – Ao menos dois pré-candidatos a prefeito já anunciaram os companheiros de chapa na disputa. Rinaldo Barros (PSC) fechou aliança com o cirurgião dentista Dr. Caio Márcio. Por sua vez, a pré-candidata Dona Graça (PTB) optou pelo vereador Antônio do Egito (PSDB).
COALIZÃO – Candidatíssimo à reeleição, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PSB) recebeu o apoio do PSL, que tem como dirigente local Dr. Zé Carlos, que por duas vezes foi vereador e secretário de saúde do município. Lula Cabral já conta com o apoio de vários partidos como o PP, PDT, PTC, Republicanos e PMN, e segue em diálogo com outros, além do apoio de 11 dos 17 vereadores que compõem a Câmara e mais de 200 pré-candidatos que formarão a Frente Popular do Cabo.
LADEIRA ABAIXO – Com a paralização de grande parte dos setores de comércio e serviços devido a quarentena imposta para evitar a propagação do coronavírus (Covid 19) o Governo do Estado já começa a sentir uma queda drástica na arrecadação. No cenário menos pessimista a queda na receita neste mês de março já ultrapassa R$ 100 milhões se comparado ao mesmo período de 2019. Vale destacar que os municípios devem sofrer os reflexos dessa queda na arrecadação.
NA MIRA – Sob a responsabilidade do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, o sistema prisional pernambucano tem sido alvo frequente de críticas por parte do deputado estadual Romero Albuquerque (PP). O parlamentar, que recentemente denunciou os perigos de propagação de coronavírus nas filas e aglomerações de familiares de detentos nos presídios, agora pede esclarecimentos quanto a fugas recorrentes no presídio de Itaquitinga.
DINHEIRO PARA A SAÚDE – Tem sido bem recebido pela população a iniciativa de vários deputados estaduais de remanejarem emendas parlamentares para a área da saúde. A mobilização já resultou em um montante próximo a R$ 40 milhões. Entre os que realizaram este gesto estão Clodoaldo Magalhães, Pastor Cleiton Collins, Teresa Leitão, Clóvis Paiva, Guilherme Uchôa Júnior, Alessandra Vieira, Gustavo Gouveia, Simone Santana, Fabíola Cabral, Wanderson Florêncio, Rogério Leão,  João Paulo Costa, Henrique Queiroz Filho, Delegado Lessa, Alberto Feitosa, Fabrízio Ferraz e Álvaro Porto.
MARCANDO TERRITÓRIO – O PSB parece empenhado em manter a hegemonia do partido na Mata Sul. O partido já tem nomes escalados para disputar as prefeituras de Barreiros, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Rio Formoso, Ribeirão, Catende, Joaquim Nabuco, Escada, Água Preta, Xexéu, Belém de Maria, Quipapá, Chã Grande, São Benedito do Sul, Pombos, Cortês, Maraial, Gameleira e Vitória de Santo Antão. Serão candidaturas em 20 dos 24 municípios da região.
SE EU PERGUNTAR ALGUÉM RESPONDE? – Por quanto tempo ainda irá durar o período de quarentena em Pernambuco

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: blogpontodevistape@mail.com – Telefone: (81) 99521-6544
Fonte : Blog Ponto de Vista.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...