.

sábado, 18 de abril de 2020

Fim do prazo de validade dos créditos do VEM no Grande Recife é sancionado pelo governo de PE


Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) é válido em todo o Grande Recife — Foto: Pedro Alves/G1
A lei que determina o fim do prazo de validade dos créditos do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) adquiridos pelos usuários do transporte público foi sancionada pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), nesta sexta-feira (17). Até então, os créditos valiam por 180 dias e agora podem ser utilizados a qualquer tempo.
Na quinta-feira (16), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, por votação unânime e remota, o fim da caducidade dos créditos eletrônicos do cartão VEM. O debate foi iniciado nas reuniões ordinárias do Conselho Superior de Transportes Metropolitano (CSTM) e teve rápida tramitação.
O Projeto de Lei nº 915 foi votado em reunião plenária realizada na internet devido à pandemia do novo coronavírus. A primeira votação ocorreu no dia 17 de março.
O fim do prazo de validade dos créditos adquiridos do VEM é uma tentativa de atrair mais passageiros ao sistema de transporte público. Com a expiração em 180 dias, os valores dos cartões do VEM Estudante, Trabalhador e Comum eram apropriados pelo Sistema de Transporte Público de Passageiros do Grande Recife. Esses valores eram utilizados para cobrir valores de subsídios, despesas de manutenção e investimentos.

Fonte: G1-PE