.

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Pesquisadores alemães organizam show para testar potencial da Covid-19 em grandes eventos

Um grupo de pesquisadores alemães organiza um show de música pop para testar o potencial de contaminação da Covid-19 em grandes eventos. Segundo a agência de notícias pública alemã Deutsche Welle, os cientistas pretendem recrutar 4 mil participantes saudáveis para assistirem a uma apresentação do cantor Tim Bendzko, em Leipizig, em 22 de agosto. 
A propagação da Covid-19 em aglomerações é uma grande preocupação das autoridades sanitárias ao redor do mundo. Eventos com grandes concentrações de pessoas foram cancelados, suspensos ou adiados, como a Olimpíada, a Eurocopa e, mais recentemente, a Virada de Ano da avenida Paulista em São Paulo - que costuma reunir mais de 1 milhão de pessoas. 
O Carnaval de 2021 também está em pauta. Escolas de samba do Rio e o prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmam que não é possível celebrar a festa sem uma vacina.
A plateia do show em Leipzig será coordenada de três maneiras distintas: voluntários entrarão no local do evento por duas portas diferentes e sem regras de distanciamento; um segundo cenário terá mais portas e medidas mais restritas de higiene e distância; e um terceiro com os participantes sentados nas arquibancadas com distância mínima de 1,5 metro entre si.
Segundo a equipe do estudo, o objetivo é "identificar possíveis parâmetros sob os quais artistas e atletas poderão voltar a se apresentar e a jogar após 30 de setembro" - até esta data estão proibidos grandes eventos na Alemanha.