.

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Ausência de Bolsonaro beneficia polarização de PT e PSB no Recife


O presidente Jair Bolsonaro tem sinalizado a interlocutores que não pretende participar das eleições municipais em Pernambuco, e sua decisão afeta diretamente o Recife, onde ele foi o candidato mais votado do primeiro turno de 2018 e alguns postulantes sonhavam com seu apoio.

Se confirmada a decisão de não se envolver diretamente na capital pernambucana, Jair Bolsonaro deixará a oposição ainda mais fragilizada, uma vez que ele seria um importante ativo para catapultar um nome de direita ao segundo turno. Até porque quase nenhum candidato possui identificação e discurso bolsonarista, sem estes elementos, a eleição passa a ser discutida no plano municipal, o que beneficia PSB e PT que saíram vitoriosos nas últimas cinco eleições e protagonizaram o segundo turno de 2016.

Além da negativa do presidente de se envolver diretamente na capital pernambucana, a fragmentação da oposição à direita é outro elemento  que influi diretamente para que João Campos e Marília Arraes sejam os principais beneficiários do processo eleitoral, enquanto no campo oposicionista à direita, a principal beneficiária é a delegada Patrícia Domingos, que adotará algumas pautas do presidente e possui grande inserção na classe média, composta majoritariamente de eleitores bolsonaristas.

Afastado – O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou o afastamento do desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Eduardo Siqueira, que ofendeu um guarda municipal ao ser abordado sem máscara em uma praia de Santos. Segundo a imprensa, o desembargador tem um longo histórico de abusos de autoridade e carteiradas.

Operação – O secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, foi preso preventivamente, nesta terça-feira (25), em uma operação que investiga supostas irregularidades na compra de testes para detecção da covid-19. Após a operação, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afastou os envolvidos dos cargos.

Triplex – O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu arquivar a representação do ex-presidente Lula (PT) contra o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato, por causa do PowerPoint apresentado em 2016 pelos procuradores para “explicar” a denúncia contra o petista no processo do tríplex de Guarujá (SP).
Inocente quer saber

Salgueiro – Pré-candidato à reeleição, o prefeito Clebel Cordeiro (MDB) está animado com a busca pelo segundo mandato. O gestor se consolidou na cidade como presidente do Salgueiro Atlético Clube, que este ano foi campeão pernambucano em cima do Santa Cruz.

Pioneiros – Pré-candidatos a prefeito do Recife, o deputado Marco Aurélio (PRTB) e o procurador Charbel Maroun (Novo) marcaram suas respectivas convenções para a próxima segunda-feira (31), primeiro dia para a realização da homologação de candidaturas. Charbel e Marco já estarão no páreo independente dos desdobramentos da oposição até o dia 16.

Inocente quer saber – Celso Muniz Filho é o fato novo da eleição para prefeito de Olinda?

Fonte : Blog Edmar Lyra.