.

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Ausências emitem sinais de dificuldades na oposição


A delegada Patrícia Domingos oficializou a sua pré-candidatura a prefeita do Recife pelo Podemos em uma live, respeitando as recomendações de isolamento social. Em videoconferência, ela recebeu a saudação da presidente nacional do seu partido, a deputada federal Renata Abreu. O evento consolidou a entrada de Patrícia no jogo, o que já era esperado.
Chamou a atenção a ausência do presidente estadual do Podemos, o deputado federal Ricardo Teobaldo, que embarcou na segunda-feira rumo à capital federal. Além disso, nas coxias da oposição, o sentimento é o de que o ex-senador Armando Monteiro, que estaria avaliando apoiar Patrícia, descartou a hipótese com o anúncio da delegada em carreira solo.
Há uma avaliação de que a oposição isolará completamente a delegada durante o processo eleitoral, e aposta no seu esvaziamento durante a campanha pela ausência de uma ampla frente política em torno da sua postulação. As evidências são claras de que a oposição não se entenderá nem no primeiro turno e dificilmente num eventual segundo turno ainda que um dos integrantes chegue a segunda etapa.
Prorrogação – A prorrogação do auxílio emergencial já é dada como certa pela bancada pernambucana em Brasília. Pelo menos Augusto Coutinho, André de Paula, Eduardo da Fonte e Silvio Costa Filho creem na prorrogação do benefício até dezembro, e a medida possui grande aprovação entre os parlamentares.
Trabalho reconhecido – O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) teve o trabalho reconhecido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM). Durante entrevista ao programa Roda Viva, nesta segunda-feira (03), Maia destacou que Silvio é um quadro importante na Casa e tem auxiliado no debate das pautas importantes para o Brasil.
Veto – Outra derrota para Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Gilmar Mendes concedeu liminar contra o veto do presidente da República ao projeto de lei que exigia o uso de máscara em espaços públicos e privados acessíveis ao público. A liminar restabelece a obrigatoriedade para “todos os trabalhadores dos estabelecimentos prisionais e de cumprimento de medidas socioeducativas, incluídos os prestadores de serviço”.
Evangélicos – Vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin se reunirá, na quinta-feira, com representantes da bancada evangélica do Congresso, para falar sobre a ação que trata de abuso de poder religioso. Fachin é relator do tema no TSE que pode tornar crime eleitoral pastores e demais sacerdotes pedirem votos para candidatos em igrejas e templos.
Raul Henry – O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi, em conversa com este colunista em Brasília, defendeu a possibilidade de Raul Henry ser o candidato do partido a prefeito do Recife em novembro, porém frisou que a decisão compete única e exclusivamente ao pernambucano. Caso não seja candidato, Raul deverá continuar na Frente Popular.
Inocente quer saber – O presidente Jair Bolsonaro cumprirá agenda em Pernambuco nos próximos dias?
Fonte: Blog Edmar Lyra.