.

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Ex-presidente Lula em live especial nesta quarta-feira


Pernambucano de Caetés, Luiz Inácio Lula da Silva construiu sua trajetória como líder sindical no ABC paulista na década de 70, depois fundou aquele que seria o maior partido de esquerda da América Latina, o Partido dos Trabalhadores.

Como líder da agremiação disputou em 1989 pela primeira vez a presidência da República, chegando a um sangrento segundo turno contra Fernando Collor, que acabou vitorioso. Nas eleições de 1994 e 1998 disputou contra Fernando Henrique Cardoso o Palácio do Planalto, sendo derrotado nas duas ocasiões pelo tucano.

Até que em 2002, com um discurso mais amenizado e com a carta ao povo brasileiro, chegou a primeira vez ao cargo de presidente da República derrotando José Serra no segundo turno. Como presidente da República liderou um dos melhores momentos econômicos da história do país entre 2003 e 2010, sendo reeleito em 2006 contra Geraldo Alckmin.

Nas eleições de 2010 o seu prestígio foi suficiente para eleger a primeira mulher a governar o Brasil, sua ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que seria reeleita em 2014 e impichada em 2016. Lula foi impedido pela justiça de concorrer às eleições de 2018, sob a proibição da Ficha Limpa, uma vez que havia sido preso pela força tarefa da Lava-Jato por conta do triplex do Guarujá.

Mesmo sem poder disputar a presidência da República, ainda conseguiu levar Fernando Haddad ao segundo turno das eleições vencidas por Jair Bolsonaro com mais de 44% dos votos válidos. Lula é um dos personagens mais importantes da história política brasileira e será o nosso convidado desta quarta-feira para uma entrevista exclusiva na nossa live do Instagram.

Nosso encontro irá ao ar a partir das 18 horas, e dentre os assuntos abordados, o futuro do PT, da esquerda e da oposição ao governo Bolsonaro, bem como o resgate das realizações de seus dois exitosos governos. Lula irá falar também da sua relação com Pernambuco, seu estado natal, com Eduardo Campos, que foi seu ministro de Ciência e Tecnologia, além da pré-candidatura da deputada federal Marília Arraes a prefeita do Recife e da relação entre PT e PSB no estado.

Vale a pena conferir em nosso Instagram. É imperdível! A entrevista será retransmitida pela Rádio Folha 96,7, pela TV Vitória, pela Atual FM e demais emissoras parceiras.

Fonte: Blog do Edmar Lyra.