.

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

O primeiro voo na pandemia

 


Desde março, quando se instalou de vez no Brasil a pandemia do coronavírus, não viajava de avião. Quebrei o jejum hoje decolando do Recife pela Azul com destino a Petrolina, para uma agenda de trabalho hoje e amanhã, quando faço a reestreia do Frente a Frente no Vale do São Francisco, agora três anos depois de estar nas frequências Ponte FM e Petrolina FM, na baiana Tropical Sat 102,5 FM, em Juazeiro, cidade irmã de Petrolina, separadas e irmanadas ao mesmo tempo pela ponte Presidente Dutra sobre o velho e legendário Rio São Francisco, de tantas lendas e histórias.

Mudou muita coisa em cima das regras de convivência com a Covid-19. O acesso ao terminal do aeroporto só é permitido com máscara. No check-in, a distância entre os passageiros de um metro e meio está sendo rigorosamente obedecida. No avião, não há, entretanto, distanciamento entre passageiros. O meu voo estava lotado. 

Mas observei rigidez no uso de máscara, na lavagem das mãos com álcool gel e até num detalhe no desembarque: não é possível aglomeração. Acabou aquela neurose de mal a aeronave pousar e os passageiros se levantarem para para disputar quem sai primeiro. Agora, a saída obedece pela ordem dos assentos. De dois em dois, dos primeiros na frente até os últimos na traseira do avião.

Durante o voo é servido apenas água. Lanchinho, só no desembarque. Antes de descer as escadas do avião o passageiro escolhe os salgadinhos ou docinhos que preferir, incluindo água, sem direito a refrigerante ou suco. No embarque, a chefe da tripulação informa que a aeronave foi higienizada para segurança de todos os passageiros e tripulantes.

Também é medida a temperatura dos passageiros no embarque e desembarque. Quem inventar de tirar a máscara durante o voo leva um pito. Na chegada a Petrolina, o reencontro com um hotel que sempre me hospedo com a vantagem de oferecer a deslumbrante paisagem do Velho Chico nos dando as boas vindas.

Quer coisa mais romântica?

Fonte: Blog do Magno Martins.