.

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Ipea lança plataforma de incentivo a políticas de inovação

 


 

31072020 educacao online kelly brito unsplashO Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram nesta quarta-feira, 23 de setembro, o HUBTEC, plataforma dedicada ao incentivo às políticas de inovação. O projeto, que tem o apoio do governo da Grã - Bretanha, oferece banco de dados com informações sobre compras públicas no setor de inovação, também conhecidas como encomendas tecnológicas. 

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra que o HUBTEC é um projeto inovador, de baixo custo, e que terá impacto positivo na atuação de gestores dos setores público e privado. A plataforma tem como objetivo traduzir as pesquisas para a prática real do planejamento, monitoramento, execução e avaliação de políticas de inovação. Também conta com uma comunidade de especialistas com capacidade para responder dúvidas, discutir casos e avaliar lições aprendidas. Com isso, a proposta é ajudar a superar os desafios na concepção de projetos com riscos tecnológicos concretos.

Gestores podem conferir outras notícias referentes às políticas de inovação mais informações nas temáticas de políticas de inovação, cidades inteligentes, governança municipal, captação de recursos, Smart City e boas práticas na aba inovação 

Parceria

A parceria entre o Ipea e do governo da Grã - Bretanha surgiu a partir da elaboração de um guia que conta com abordagens referentes às práticas inovadoras. () Entre os temas que serão abordados estão legislação sobre encomendas tecnológicas e conteúdos técnicos. Caberá ao instituto a produção de estudos e análises publicados na plataforma. O público-alvo será gestores do setor público e privado.

Webinar
A nova plataforma foi apresentada durante webinar sobre Compras Públicas de Inovação. O evento organizado pelo Governo Britânico, pela ABDI e Connected Places Catapult (UK), entidade que atua em projetos de inovação e Compras Públicas. A proposta do debate é fomentar a troca de experiências e construir um diálogo construtivo entre o Reino Unido e o Brasil na agenda de políticas de inovação.

Diálogos Brasil-Reino Unido sobre Compras Públicas de Inovação terão continuidade nos próximos dias para auxiliar os gestores públicos. Confira as datas:

23 de setembro - 10h - Compras públicas como uma ferramenta estratégica para a gestão pública e inovação - perspectivas do Reino Unido e do Brasil

7 de outubro - 10h - As cidades como líderes na promoção da inovação nas compras públicas

21 de outubro – 10h - Start-ups e PMEs trabalhando junto com governos locais para promover a inovação no setor público

4 de novembro – 10h - Compras públicas para inovação: desafios e oportunidades para questões legais e comportamentais

Faça aqui a sua inscrição, 

Foto: EBC

Fonte : Da Agência CNM de Notícias.