.

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Turismo: Brasília lança rotas temáticas para divulgar destinos e atrair visitantes


 

brasilia congresso nuvens e 0416202217 2Cidades com atrativos turísticos estão apostando em ações de marketing como mais uma forma de divulgação de destinos e de minimizar os impactos do grave momento vivenciado pelo setor em razão da pandemia do novo coronavírus. Conhecida pelas decisões políticas e pela arquitetura, Brasília tem promovido ações para expandir o potencial de outros produtos turísticos.  Para isso, a cidade lançou a coleção Rotas Brasília que pretende fomentar a retomada da economia e consolidar a capital federal como um dos locais mais procurados pelos viajantes. 

 

A coleção Rotas Brasília traduz a identidade da cidade ao englobar as principais características de Brasília como centro administrativo, político e financeiro do país. Nesse sentido, a ação destaca a importância da capital como cidade Patrimônio Cultural Mundial, Criativa do Design pela Unesco e marco arquitetônico mundial. Além disso, promove destinos ao listar rotas temáticas náutica, do cerrado, cultural, cívica, da paz, arquitetônica e de expansão. 

 

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apóia esse tipo de ação e enaltece a importância do marketing turístico como ferramenta de divulgação de destinos, de mensagens e da marca do local. Para entidade, ações conjuntas de publicidade como essas consolidam as cidades como produto turístico e contribuem para atrair mais visitantes. 

 

Papel do Turismo

O turismo movimenta anualmente mais de 10% de toda a riqueza mundial, sendo uma das formas mais promissoras de geração de emprego e renda. O setor responde por um a cada cinco empregos criados em todo o mundo. A sua contribuição para a economia é uma das principais do país, representando 8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. São US$ 152,5 bilhões e responsável por 7,5% dos empregos gerados no Brasil. 

 

Isso representa 6,9 milhões de postos de trabalho, o que reforça o potencial do setor como mecanismo de desenvolvimento, prosperidade, emprego e renda para todos os entes federados, principalmente os Municípios. Conheça as rotas temáticas que fazem parte da ação implementada em Brasília:

- Rota do cerrado: Tesouros naturais, cachoeiras e parques de Brasília e entorno;

- Rota Náutica – Tour no Lago e orla;

- Rota Arquitetônica - Obras e monumentos que fazem de Brasília um museu a céu aberto;

- Rota Cultural – Lugares onde a criatividade e a inspiração estão sempre em cartaz;

- Rota Cívica – Palácios, praças e espaços que fazem parte da história da Capital Federal;

- Rota da Paz – passeio em templos e mosteiros e outros espaços de fé e misticismo;

- Rota fora dos eixos – Regiões do DF que reúnem tradições de todos os Estados do país.

O material está disponível para download no site da secretaria e, em breve, em formato impresso nos centros de atendimento ao turista (CATs).

 

Foto: EBC

Fonte :Da Agência CNM de Notícias, com informações da Secretaria de Turismo do Distrito Federal.