.

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Eriberto Medeiros tem consolidação política e eleitoral


 No quarto mandato como deputado estadual, Eriberto Medeiros substituiu Guilherme Uchoa na presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco e teve que reposicionar seu projeto político deixando de ser candidato a deputado federal para tentar a reeleição para a Casa Joaquim Nabuco. Apesar de ter que fazer tudo de última hora, logrou êxito com 36.580 votos.


Nas eleições de 2020 tinha como desafio a reeleição de Mariana Medeiros como prefeita de Cumaru e a de Eriberto Rafael como vereador do Recife. Com a abertura das urnas, Mariana conseguiu o segundo mandato com 42,26% dos votos válidos, e Eriberto Rafael foi o quarto vereador mais votado do Recife com 11.938 votos.


Mas não foi apenas em Recife e em Cumaru que Eriberto teve bons resultados, aliados seus conquistaram vinte prefeituras, dentre elas São Lourenço da Mata, com Vinicius Labanca, Timbaúba, com Marinaldo Rosendo, e Itapissuma, com Zé de Irmã Teca. Os vinte prefeitos e outras lideranças políticas entre vereadores e candidatos a prefeito dão a Eriberto Medeiros um importante colchão eleitoral para 2022, mas antes disso, em fevereiro de 2021 ele tentará a recondução como presidente da Alepe, e se lograr êxito na empreitada, permanecerá como um importante pilar de sustentação do governo Paulo Câmara na Casa Joaquim Nabuco.


Destino – Após anunciar a desfiliação do PTB por ter declarado apoio a Marília Arraes no segundo turno do Recife, o ex-senador Armando Monteiro pode ter como destino partidário o Podemos, que é presidido pelo deputado federal Ricardo Teobaldo e aliado de longas datas do agora ex-petebista.


Prisão – A partir desta terça (24), a cinco dias do segundo turno, os eleitores das 57 cidades em que haverá votação não poderão ser presos ou detidos. A regra consta do artigo 236 do Código Eleitoral. As exceções são: os casos de flagrante delito; desrespeito a salvo-conduto; e sentença condenatória por crime inafiançável.


Nordeste – Dos 57 municípios que vão definir os prefeitos em segundo turno, 18 são capitais. A região Nordeste é a que tem a maior quantidade de capitais (sete de um total de nove) que não definiram a eleição no primeiro turno: Recife, Maceió, Fortaleza, São Luís, João Pessoa, Teresina e Aracaju.


China – O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu extinguir uma ação popular que pedia que o presidente da China, Xi Jinping, pagasse R$ 6 trilhões ao Brasil. O pedido foi de um advogado de Florianópolis. A justificativa dele foi que a China deveria “indenizar nosso governo pelos prejuízos provocados pela pandemia”. Ao julgar a ação, o TRF4 entendeu que “o pedido do autor não se insere dentro das possibilidades previstas pelo instrumento da ação popular”. A decisão do TRF4 foi unânime.


Inocente quer saber – Teremos alguma reviravolta na disputa para prefeito do Recife?


Fonte : Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo Seu Comentário. Logo Estaremos o Postando.