.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Publicações incentivam práticas inovadoras e sustentáveis em programas habitacionais


05072019 ObrasPACCom o objetivo de orientar os setores produtivos que atuam em habitação, foram lançadas nesta semana três publicações. Estas são segmentadas, sendo uma para consumidores, uma para construtoras e outra para fabricantes. Com isso, diferentes agentes podem estimular o desenvolvimento de tecnologias inovadoras no setor habitacional.

As publicações integram o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) que foi criado pelo governo federal no ano de 1998 como desdobramento do compromisso do Brasil na assinatura da Carta de Istambul. Este é o principal programa para fomentar soluções inovadoras e sustentáveis para a cadeia de agentes que atuam com habitação.

A área de Planejamento Territorial e Habitação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça que o programa é uma linha de financiamento específica que tem como objetivo disseminar a inovação na habitação. Além disso, visa aprimorar a eficiência na obra devido ao cumprimento de prazos, a melhoria de processos internos, o controle de materiais, a redução de desperdício, a qualificação da mão de obra e melhor relacionamento com fornecedores do setor da construção civil nos programas federais de habitação. Entre os exemplos está o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) que beneficia Municípios e comunidades com moradias mais eficientes e sustentáveis, além de estimular produtos mais eficientes ambientalmente na construção das moradias.

A entidade destaca que acompanha a agenda de modelagem para soluções inovadoras em programas habitacionais e em prédios públicos para fortalecer a importância de programas e ações mais adequados para diferentes tipologias de Municípios. Além disso, a CNM acompanha a agenda de soluções inovadoras e sustentáveis em habitação junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em especial do novo programa habitacional Casa Verde Amarela.

Fonte:Da Agência CNM de Notícias com informações MDR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo Seu Comentário. Logo Estaremos o Postando.