.

terça-feira, 9 de março de 2021

Efeito Lula na eleição de 22 reforça candidatura de esquerda em PE


 Ao longo da história das eleições diretas em Pernambuco apenas por duas vezes os pernambucanos elegeram um governador de direita, em 1982 quando Roberto Magalhães derrotou Marcos Freire e com a vitória de Joaquim Francisco oito anos depois. Os demais chefe do executivo estadual sempre tiveram alinhamento com a esquerda ou centro-esquerda.


Com a decisão do ministro Fachin de anular as condenações do ex-presidente Lula e automaticamente restabelecer sua elegibilidade todo e qualquer cenário projetado para 22 até hoje cai por terra. Ao mesmo tempo que amplia o trabalho do grupo de Oposição no Estado que tem ligação com o presidente Bolsonaro.


Mesmo que na cena nacional a polarização seja mais acirrada, nos 9 estados nordestinos Lula lidera absoluto – não precisa ver pesquisas para aferir esse sentimento – isso reforça diretamente as candidaturas de esquerda para governador em seu estado natal. O próprio PT terá que colocar um nome para abrir palanque e o candidato do PSB também será beneficiado e muito pela relação histórica com o petismo.


Portanto, mesmo que a presença de Bolsonaro seja forte no Estado ao ponto de produzir uma candidatura alinhada a ele, o efeito Lula tende a ser mais forte e levar o tradicional eleitor de esquerda em Pernambuco se reencontrar consigo mesmo nas urnas.


BRIGOU NA HORA ERRADA – De malas prontas para sair do PT pelas portas dos fundos, muitos avaliam que a deputada federal Marília Arraes brigou com a sigla na hora errada. Justamente no ressurgimento do lulo-petismo em nível nacional e o crescimento do anti-bolsonarismo.


LOCKDOWN… – Em reunião ontem com o ministro Pazuello, o grupo de governadores querem firmar um pacto nacional para combater o pior momento da pandemia de Covid-19 no país. Expressamente os 22 chefes de Executivos estaduais querem medidas restritivas à circulação de pessoas. Mas o presidente Jair Bolsonaro descartou a possibilidade de lockdown no país.


…À VISTA – Com a negativa do Governo Federal, o grupo dos governadores estudam a possibilidade deles decretarem simultaneamente o lockdown em todos os estados brasileiros com o objetivo de segurar essa nova onda e minimizar os efeitos das variantes.


RÁPIDAS


IGREJAS NA PAUTA – O Projeto de Lei nº 1094/2020 de autoria do deputado Pastor Cleiton Collins (PP-PE), apresentado em abril do ano passado, será votado nesta quinta (11). O PL já sofreu uma derrota na Comissão de Legislação e Justiça onde decidiram pela inconstitucionalidade do texto.


MPPE RECOMENDOU – O promotor de Timbaúba, João Elias expediu um recomendação em carater de urgência, dando um prazo de 10 dias para que a Prefeitura reabra o anexo hospitalar Covid-19.


PINGA-FOGO: Quem terá a coragem de ir para o sacrifício levantar a bandeira de Bolsonaro com Lula no páreo?



Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo Seu Comentário. Logo Estaremos o Postando.