.

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Tentando voltar ao novo normal e esperando a vacina


 Pernambuco vivencia de hoje até o próximo dia 25 uma nova fase de convivência com a covid-19. Enquanto todos estarão um dia vacinados, teremos que aprender a nos precaver e andar com mais segurança que já é de conhecimento de todos: Distanciamento social, máscara de proteção e o uso de álcool em gel. 


A partir desta quinta-feira, haverá liberação das atividades econômicas, com regras válidas até o dia 25 de abril e limitações inócuas de horário.


“As atividades econômicas poderão reabrir das 10h às 20h nos dias de semana, e das 9h às 17h aos sábados, domingos e feriados. As praias voltarão a ter atividades físicas individuais permitidas, e a volta às aulas estará liberada a partir do próximo dia 5 de abril, para a rede privada e para o ensino médio da rede estadual”, afirmou o Paulo Câmara no anúncio na semana passada.


As celebrações religiosas poderão voltar a acontecer presencialmente em igrejas e templos a partir desta quinta, na semana da Páscoa, um dos principais eventos do calendário do cristianismo, desde que obedecendo aos protocolos e horários pré-estabelecidos. Ou seja: Nesta quinta e sexta-feira teremos eventos religiosos com limitação de até 30% de sua capacidade até no máximo às 20 horas. No sábado e domingo o horário é até às 17 horas.


Cidades do interior - Para as cidades do interior, o horário foi flexibilizado para atender às necessidades econômicas locais. "Regiões fora da RMR poderão iniciar suas atividades durante a semana às 5h terminando às 20h, com limite máximo de 10h de atividade. No final de semana começando às 6h terminando às 17h, com um limite máximo de 8h de funcionamento", informou Ana Paula. As prefeituras municipais serão responsáveis por regulamentar o horário de funcionamento de cada cidade. 


Educação - Os governadores do Nordeste alegam ser necessária uma adaptação nos critérios de prioridade do Plano Nacional de Imunização contra a covid-19, visando a "adoção de regramento nacional excepcional para que os profissionais da ativa da segurança e educação sejam incluídos na prioridade das prioridades, estabelecendo critérios de acordo com a disponibilidade de vacinas e regras do PNI".


Policiais serão vacinados - Após vários pedidos dos Deputados da bancada policial e da base do governo Federal, o Ministério autorizou a inclusão dos Policiais da ativa na lista de prioridades de vacinação do COVID-19. Após entregar o próximo lote (previsto para amanhã 01/04) aos estados, os profissionais envolvidos diretamente no combate à pandemia deverão ser imunizados. A decisão ocorreu ontem após pedido do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para antecipar a vacinação de policiais e bombeiros que estão diretamente envolvidos com o enfrentamento da pandemia. 


Cautela - Em encontro, na tarde desta segunda-feira (31), o governo pediu cautela, com respeito às medidas sanitárias e o evitar de aglomerações. O discurso é de que não é tempo para festas. Conforme os números atuais, a taxa de mortalidade pelo novo coronavírus desceu, da terceira para a vigésima posição do país. O apanhado também mostrou que a média móvel de óbitos figurou como a menor, observando a taxa por cem mil habitantes. O receio é de que a época não traga um retrocesso no cenário positivo, tornando a fazer pressão no sistema.


Silvinho Silva, editor do Blog

Whatsapp: (81) 98281 4782

Email: silvinhosilva2018@gmail.com

Instagram: @blogdosilvinho_oficial


Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo Seu Comentário. Logo Estaremos o Postando.